segunda-feira, 5 de julho de 2010

TRADUZIR-SE... Textos dos Alunos - 5

Traduzir-se

.... por Lohana S. Araujo


Há pessoas que magoam umas às outras

já outras não

pessoas que iludem as pessoas

já outras não

Há pessoas que despedaçam o coração das pessoas de tanta

[saudade

já outras não

Há pessoas que mentem

já outras não

Há pessoas que humilham as pessoas

já outras não

Há pessoas que machucam nossos sentimentos

já outras não

Há pessoas que pensam mal umas das outras, sem ao menos

[conhecê-las

já outras não

Há pessoas que agridem as pessoas, apenas com palavras

já outras não

Há pessoas com sensibilidade

já outras não

Há pessoas com preconceito

já outras não

Ah, se o mundo fosse perfeito

Não teria graça de viver

Mas teria uma coisa que todo mundo deveria ter:

As melhores coisas da vida:

A humildade, o respeito e, essencialmente a EDUCAÇÃO!

***

Traduzir-se

... Por Paloma Carvalho


O mundo inteiro

é uma parte

de mim.


Uma parte de mim

é que nunca tem fim:

uma multidão, várias pessoas

em minha volta.


Uma parte fica estranha

e outra vive

num canto

solitária.


Pesa

uma parte de mim

e a outra

faz com calma

as coisas.


Uma parte fica louca

a outra se espanta

com algumas coisas


Uma parte

fica permanente,

não desiste nunca,

Outra parte fica tonta

e cai.


Uma de mim fala

e outra parte

tem a questão

de vida ou morte...


Ou será que é artista?

***


Traduzir-se

.... Por Guilherme Isaías


Uma parte de mim

é vaidosa e sincera.


A outra parte

nunca se espera...


Uma parte de mim

é acesa e reluzente.


A outra parte de mim

nunca se acende.


Uma parte de mim

é alegre e solta.


A outra parte de mim

vive sempre na sombra.


Uma parte de mim

adora piadas


A outra parte de mim

Está sempre emburrada.


Uma parte de mim

está sempre se divertindo


A outra parte de mim

está sempre sorrindo.

***

Uma parte de mim

... por Thayane Cardozo


Uma parte de mim

é você

e sem você

não sei viver.


Uma parte de mim

é o mundo

e sem ele

eu não fico por um segundo.


Uma parte de mim

é permanente

e a outra

some de repente.


Uma parte de mim

tem felicidade

e a outra

solidariedade.


Uma parte de mim

tem razão

e a outra

não.


Uma parte de mim

faz versos,

eu confesso:

não para mim,

mas para o universo.


Uma parte de mim

chora porque sofre,

sofre porque perde

e diz:

“Não perca!”

Porque perder é morrer.

Só ame

porque amar é viver.

***

Uma parte de mim

... por Bruna Carolina


Uma parte de mim

diz para não sofrer

outra parte de mim diz:

“ vamos ficar juntos até morrer”

Uma parte de mim

diz para não chorar

outra parte de mim

diz que você vai voltar.

Uma parte de mim

diz que você é ladrão

outra parte

diz que você roubou meu coração.

Uma parte de mim

adora fazer rima

outra parte conheceu o lado da poesia.

Uma parte de mim

adora dar gargalhadas

outra parte adora estudar de madrugada.

Uma parte de mim

diz que não posso fazer nada

outra parte diz que seu eu não fosse você

eu não seria nada.

Uma parte de mim

canta com a alma o coração

outra diz que você é a outra metade que completa o meu coração!!!



Um comentário: